2018 registrou mais que o dobro do número de ataques antissemitas em comparação a 2017



Pesquisas divulgadas pela Liga Anti-Difamação e pela Universidade de Tel Aviv revelam que o ano de 2018 registrou um crescimento inédito de incidentes antissemitas no mundo, com ataques violentos contra judeus. No ano passado também ocorreu o ataque mais violento contra a comunidade judaica americana, com o assassinato de 11 pessoas na sinagoga Tree of Life de Pittsburgh, em outubro. Também foi o ano que teve o terceiro maior número de incidentes antissemitas desde 1979.

O relatório aponta que os incidentes antissemitas foram maiores especialmente na Venezuela, Turquia, Polônia e Ucrânia. Nesses países, o antissemitismo está sendo promovido ativamente por funcionários do governo que atuam como promotores do ódio aos judeus. Na Alemanha, por por sua vez, houve um aumento de 70% de atos antissemitas violentos.

“O que parece cada vez mais evidente é que o antissemitismo não está mais limitado ao triângulo extremista islâmico, de extrema-esquerda e de extrema-direita. Agora, ele parece ter se tornado mais abrangente e muitas vezes aceito pela sociedade civil”, afirma o documento.