ESPECIAL

Sucot

Sucot-630x499

Sucot, ou “Festa das Cabanas”, é um dos mais importantes feriados judaicos. É uma das três festas de peregrinação, em que todo o Povo Judeu vinha a Israel na Antiguidade, quando o Templo Sagrado estava lá, e ofereciam animais e cereais em sacrifício. Sucot é uma festividade particularmente alegre que combina religiosidade com elementos agrícolas.

Sucot origina-se na Torá, e celebra as cabanas nas quais os Israelitas viveram no deserto depois do êxodo do Egito. A Sucá é uma moradia temporária, geralmente feita de madeira ou tecido em pelo menos três dos seus quatro lados e o teto feito de três galhos (tradicionalmente folhas de palmeiras) através dos quais pode-se ver o céu.

Um outro nome para Sucot é o Festival da Colheita, por ser comemorada no outono, depois da colheita do verão e antes da plantação da safra de inverno. Um tema central nas rezas desta festa é a chuva. Os agricultores agradecem a Deus pela colheita do ano e rezam por chuva no ano seguinte. Uma outra explicação para o costume de edificar cabanas é o de comemorar as cabanas construídas nos campos na época da colheita e proteger a safra já colhida.

Sucot dura sete dias, do 15º ao 21º dia do mês Hebraico de Tishrei (normalmente em meados de Outubro). O primeiro e último dia são particularmente festivos, sendo o primeiro dia sagrado, um dia de descanso quando nenhum trabalho produtivo é permitido, similar ao Shabat, portanto a maioria do comércio está fechada. Os dias intermediários são similares aos dias da semana. O oitavo dia desde o começo de Sucot é chamado de Shemeni Atseret, que é uma festa à parte.

Costumes da festividade

​Construir uma Sucá – A Sucá é construída mantendo as rigorosas regras ditadas pela lei Judaica. A sucá deve ser construída embaixo de céu aberto, e não embaixo de um teto ou árvore, e é costumeiro decorar a sucá com várias frutas, recortes de papel e quadros. Você verá sucot construídas nos jardins (ou nas sacadas) de todas as casas onde moram Judeus religiosos, embora muitos judeus também gostem de construir sucot para alegrar as crianças. Durante os 7 dias de festa é uma obrigação religiosa comer apenas dentro da sucá e a lei Judaica ordena que se durma na sucá também.

As quatro espécies – São quatro tipos de plantas (cidra, palma de tamareira, murta e salgueiro) que são usados na cerimônia de bênçãos em cada dia da festa, exceto no Shabat. Uma explicação comum para as quatro espécies é a de elas representam a variedade de características na natureza e nos homens. – cada árvore e fruta tem suas próprias qualidades, assim como as pessoas, e por isso agradecemos a Deus.

Informação importante

À parte dos dois dias de descanso, quando o comércio está fechado, os dias intermediários são semi-sagrados e muitos estabelecimentos, em particular os escritórios, funcionam apenas no período da manhã. Alguns estabelecimentos comerciais ficam fechados a semana toda. Leve em consideração que muitos locais de férias estarão cheios de israelenses.

Shemini Atseret e Simchat Torá

​O dia imediatamente após Sucot, o oitavo dia desde o início de Sucot é chamado de Shemini Atseret, e também é um dia sagrado. É um dia sagrado à parte, ordenado na Torá e rezas especiais mencionam a antecipação de chuvas vindouras.

Nos tempos Talmúdicos (século 3 aE.C) essa data também foi estabelecida como as festividades de Simchat Torá – Dia do Júbilo com a Torá. Neste dia o ciclo de leitura da Torá nas sinagogas é terminado e iniciado novamente. Simchat Torá é realmente uma festa de muita alegria, particularmente entre a população religiosa, e existem muitos costumes diferentes que expressam a alegria neste dia santificado.

Costumes da Festa

Hakafot – Dançar em círculos com a Torá. Nas sinagogas, os rolos da Torá, que são sempre mantidos em um local especial chamado de Aron Kodesh, ou Arca Sagrada, são tirados de lá e os homens dançam com eles ao redor da sinagoga. Durante o serviço de reza noturna é costumeiro dançar com os rolos da Torá fora da sinagoga, para que toda a congregação possa compartilhar da atmosfera alegre.

A Leitura da Torá – Durante os serviços matutinos todos os homens da congregação, incluindo as crianças, são chamados até o púlpito onde a Torá é lida, para fazerem uma oração de graças sobre a Torá.

Bandeiras de Simchat Torá – São dadas às crianças bandeiras contendo símbolos da festividade.

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   | eqt support adv 93   | eqt support adv 9317   | eqt support adv black green   | eqt support adv pk   |