ESPECIAL

Pessach

pessachh

Pessach começa no 15º dia do mês hebraico de Nisan, tem a duração de 7 dias e é celebrada para comemorar o êxodo do Egito – uma das principais histórias na história do povo judeu e na cultura ocidental como um todo. De acordo com a Torá, os Israelitas viviam no Egito e eram escravizados pelos Egípcios. Moisés, um israelita que cresceu no palácio do Faraó, o rei do Egito, tornou-se um líder e pediu ao Faraó que permitisse a eles voltar para a Terra de Israel.

Quando o Faraó se recusou, Moisés liderou uma campanha que culminou com a saída apressada de seu Povo do Egito em direção ao deserto do Sinai, onde viveram por 40 anos. De acordo com a tradição Judaica, durante essa longa jornada no deserto, liderada por Moisés e seu irmão Arão, os Israelitas tornaram-se um povo unido, pois eles se preparavam para conquistar a Terra de Israel.

Pessach também é chamado de Festa da Libertação, e este aspecto da festividade é enfatizado nos rituais e nas rezas: o êxodo da escravidão para a libertação simboliza a redenção física e espiritual e a aspiração do homem pela liberdade. Outro importante aspecto desta festividade é a condição de estar junto da família. Na véspera da festa, chamado de noite do Seder, em função da refeição cerimoniosa do Seder que é celebrada nesta noite, toda a família reúne-se ao redor da mesa. Também é um preceito Judaico importante convidar aqueles que não tem família para celebrarem juntos a festa.

Um outro nome para Pessach é a Festa do Pão Ázimo. A história do êxodo do Egito relata que os Israelitas deixaram o Egito apressadamente e a massa que tinham preparado não teve tempo de crescer, portanto eles a assaram como matzá, ou pão ázimo.

Um dos preceitos importantes dessa festa é a abstinência de comer fermento – qualquer produto assado preparado com farinha e que se permita crescer, ou comidas prontas preparadas que contenham farinha. Ao invés de pão, os Judeus comem matsá. Judeus religiosos (e tradicionais) observam este aspecto da festa meticulosamente. Um outro nome para Pessach é a Festa da Primavera, marcando a estação na qual Pessach é comemorado.

O primeiro dia desta festa, assim como o último dia (que é conhecido como “segunda festividade”) são dias sagrados de descanso, onde nenhum trabalho produtivo é permitido. Os dias intermediários são chamados de Chol ha Mo’ed e são parcialmente festivos e parcialmente normais.

Costumes da festa

Proibição de alimentos fermentados – Durante os sete dias da festividade, a proibição a alimentos fermentados é chamada de chametz – é na verdade em comemoração à matsá que os Israelitas comeram em sua apressada jornada de saída do Egito. A proibição inclui todos os tipos de pão e produtos assados feitos com farinha, e também todos os tipos de massa.

Comer Matsá – a matsá é um pão achatado feito de massa sem fermento. À parte do cerimonial do seder, comer matsá não é obrigatório, mas para a maioria das famílias Israelenses (tradicionais ou religiosas) a matsá é aceita como uma alternativa para o pão durante a época da festa.

Biur chametz – a erradicação do fermento. – Nas semanas que precedem Pessach, os Judeus costumeiramente limpam suas casas minuciosamente para se certificarem que nenhuma migalha de pão possa ter sobrado. Judeus não religiosos usam freqüentemente este costume como uma oportunidade de limparem cuidadosamente suas casas e assim criarem a atmosfera da festa. Os religiosos vêem isto como um preceito que precisa ser rigorosamente observado e seguem um processo especial para removerem o chametz de todas as suas louças e utensílios de cozinha ou utilizam louças especiais para Pessach.

Na noite anterior do dia em que Pessach se inicia, é costumeiro olhar em cada cantinho da casa usando uma luz de vela, para certificar-se que não há migalhas de pão em lugar nenhum. O Estado de Israel, como representante do Povo Judeu, tem o hábito de vender todo o chametz do país para os não Judeus a preços simbólicos (e os recompra logo após a festa ter terminado).

O Seder – Esta é uma refeição cerimoniosa longa que acontece na véspera da festa (na noite antes do primeiro dia da festividade). A família se reúne ao redor da mesa do Seder. A Hagadá é uma compilação de textos da tradição Judaica – são passagens da Bíblia, oriundos da Mishná, comentários e canções cujo tema principal é o êxodo do Egito. O propósito da leitura da Hagadá é o de transmitir as tradições de Pessach de geração em geração (dessa forma obedecendo aos preceitos da Torá, “e você deverá contar a seu filho”) e os rituais são feitos acima de tudo para incitar a curiosidade das crianças. Os rituais durante o Seder são todos simbólicos como, por exemplo, comer a matzá e ervas amargas, beber quatro cálices de vinho, cantar juntos e obviamente a refeição principal.

Afikoman – para encorajar as crianças a ficarem acordadas durante todo o Seder, é costume esconder um pedaço especial de matsá chamado de afikoman em algum lugar da casa, e as crianças têm que encontrá-lo. Quem encontrar primeiro geralmente ganha um prêmio.

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   | eqt support adv 93   | eqt support adv 9317   | eqt support adv black green   | eqt support adv pk   |