Brasileiro de 7 anos ilustra foto vencedora de concurso fotográfico em Israel

homsani-opcao2-1

Por Marcus Gilban, jornalista, direto de Israel – A família Gorinstein Homsani, cariocas que fizeram aliá há menos de seis meses, levou o 1º lugar no concurso fotográfico realizado pelo Museu da Diáspora, de Tel Aviv, entre os 280 alunos do Ulpan Ra’anana (escola de hebraico), que funciona dentro do Merkaz Klitá (centro de absorção) da cidade. As três fotos vencedoras vão integrar em breve uma exposição internacional no museu, conhecido em hebraico como Beit Hatfutzot, localizado dentro do campus da Universidade de Tel Aviv, no elegante bairro de Ramat Aviv.

David, de apenas 7 anos, filho do casal Renata e Marcos e irmão mais velho de Laila, ilustra a foto que deixou para trás outras 27 pré-selecionadas e conquistou a maioria dos votos. O registro foi feito por seu pai na praia de Hertzliya, no dia 19 de abril deste ano, durante o tradicional show anual dos caças da Força Aérea ao longo do litoral do país. “A magia desta foto é a sua simplicidade. Estávamos na praia, no dia da Independência de Israel, quando o show aéreo começou. Eu acredito que o momento reproduz como é a vida em Israel: num momento você está na praia vivendo e se divertindo e, de repente, você se depara com uma situação inesperada que lembra a nossa atenção constante e prontidão”, declarou Homsani.

Intitulado Jewish Lens @ Beit Hatfutsot, o concurso internacional promovido pela Koret International School for Jewish Peoplehood Studies (ISJPS) solicitou aos participantes submeter uma foto com legenda dentro do tema “Minha conexão com o povo judeu”. Todo o material foi avaliado pelo renomado fotógrafo Zion Ozeri. “Como a vida é feita de surpresas, quem sabe daqui a alguns anos, ele não estará voando numa dessas aeronaves e outra criança olê chadash [novo imigrante] prestará continência da areia? Vida longa a Israel,” acrescentou Homsani.

Renata e Marcos são ambos oficiais da reserva da Marinha do Brasil, de onde saíram após oito anos com a patente de 1º tenente para fazer aliá. A família chegou a Israel em 1º de março deste ano e residiu durante cinco meses no merkaz klitá. Com mais de 250 famílias brasileiras (cerca de 1.000 pessoas) em meio aos 80 mil habitantes, Ra’anana tornou-se uma espécie de “capital brasileira” em Israel. De acordo com o Museu da Diáspora, os objetivos do concurso fotográfico são fortalecer o senso de pertencimento, comprometimento e identificação da juventude judaica com o povo judeu em Israel e no mundo; envolver os participantes através dos pilares do povo judeu, destacando denominadores comuns que promovem uma conexão significativa com o povo judeu; e inspirar um diálogo e vínculo entre jovens judeus de Israel e comunidades judaicas em todo o mundo.

No ano passado, a rabina Talia Avnon-Benveniste, diretora do ISJPS, declarou ao portal de notícias Ynet que contava para turbinar o concurso com a tendência do smartphone e da juventude de tirar fotos de tudo para manifestar o seu sentimento de pertencimento judaico. “Jovens que enfocam a família, as diferentes gerações, os itens na estante de livros, o movimento juvenil, a sinagoga. Cada um com seu ponto de vista pessoal, mas juntos vemos uma abundância e diversidade de identidade judaica no século 21, como refletido nos olhos dos jovens”, disse.

De acordo com a Embaixada brasileira em Tel Aviv, cerca de 12 mil brasileiros residem em Israel. Em 2017, o Brasil bateu o seu recorde histórico com quase 700 imigrantes que escolheram Israel como novo lar, mais do que todos os olim dos demais países da América Latina somados, incluindo os da Argentina, país que tem o dobro dos 120 mil judeus do Brasil. O Brasil já ultrapassou o Reino Unido em tornou-se o 5º país em número de aliot, atrás de Rússia, Ucrânia, França e Estados Unidos.

Texto gentilmente cedido pela Rua Judaica

homsani2-1

homsani3-1 homsani2-1

 

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   | eqt support adv 93   | eqt support adv 9317   | eqt support adv black green   | eqt support adv pk   |